9 dicas para se dar bem no novo emprego


Confesso que no primeiro dia, do meu primeiro emprego, eu quase tive um treco. Começar a trabalhar é um passo importante na vida, mas pode parecer um bicho de sete cabeças pra quem está começando. O post de hoje sobre novo emprego está repleto de dicas que podem ser úteis pra você. Confira:

Aparência
Depende muito do seu ambiente de trabalho, se é mais formal ou informal. O certo é você seguir o padrão dos colegas. Mas quando é o seu primeiro dia, dependendo da área, sugiro que você escolha algo nem "demais", nem "de menos". Sempre priorize a decência e a discrição. Nada de roupas escandalosas ou maquiagens muito fortes. Com o passar do tempo você sente o ambiente e fica mais à vontade ou mais contida. Se for uniforme, fica mais fácil.  

Postura 
É comum, nos primeiros dias do emprego, se sentir retraído, ansioso ou inseguro. Mas o mais importante é não deixar isso transparecer a ponto de te prejudicar. A postura confiante é essencial, olhe sempre nos olhos das pessoas, fale claramente e com calma. Se não entendeu algo, não tenha medo de perguntar e também não deixe de opinar quando te pedirem a opinião. Fique sempre atento e disposto. Por mais que você esteja inseguro por dentro, a sua imagem deve ser de alguém profissional, que merece estar ali. 

Tenha iniciativa
Muitas pessoas se contentam em realizar apenas o que lhe é pedido. Se você cumpriu sua tarefa, ótimo. Mas o interessante é sempre superar as expectativas. Se tem algo a ser feito, mas ninguém ainda falou pra você fazer, é super válido tomar a atitude e resolver o problema. Ou então, depois que finalizou o seu trabalho, oferecer ajuda ao colega que ainda não terminou. Perguntar ao patrão se algo mais precisa ser feito. Tome a iniciativa. Ninguém te contratou pra ser peixinho de aquário. 

Se relacione bem 
Procure sempre manter um bom relacionamento com os seus colegas. Não faça panelinhas, complôs ou fofocas. Querendo ou não, o trabalho é onde você passa uma parte do seu dia, e não há nada mais desconfortável do que estar em um lugar onde você tem que conviver com gente que você não gosta ou vice-versa. Você não é obrigado a ser amigo de todo mundo, mas procure manter uma relação de respeito mútuo. Os funcionários de uma empresa precisam trabalhar em harmonia para que haja o desenvolvimento. 

Mostre serviço antes de reclamar de algo 
Vários problemas podem surgir no trabalho. Dependendo da situação, você pode se incomodar com algo e sentir a necessidade de reclamar para o seu chefe. Pode ser a área que você está inserido, o horário, o salário... Enfim. Antes de falar com o chefe, é importante que você mostre serviço. Dessa forma, quando ele te ouvir, ponderará se vale a pena ou não atender às suas requisições. 

Pergunte sobre o seu serviço 
Essa dica é dos meus pais: converse com o seu chefe e pergunte o que ele está achando do seu serviço, o que precisa melhorar e ser feito. É um ato simples, mas que pode te ajudar bastante - você saberá se tem algo a ser melhorado -  e o seu chefe verá que da sua parte tem o interesse em progredir e agradar. 

Tire dúvidas
Talvez você pense que é melhor ficar quieto e pegar as coisas no ar do que chegar no seu chefe ou superior e tirar dúvidas. Não! Se algo não ficou claro, não tenha medo de perguntar. Ninguém nasceu sabendo das coisas. E é muito melhor fazer perguntas do que errar por não ter perguntado. 

Seja simpático
Não estou pedindo pra você mudar a sua personalidade caso você tenha nascido de cara emburrada. O problema é que se você trabalha em lugar onde você tem que atender clientes e se relacionar com eles, o seu chefe dará mais créditos a quem consegue conquistá-los. Conquistar envolve tato, disposição, positividade, atenção e simpatia. Se não é da sua natureza ser assim, se esforce um pouquinho (sem falsidade, hein). Se o seu forte não é a simpatia, seja convincente. Se você não é bom com as palavras, trate bem, sorria,  se disponha. O que eu estou querendo dizer é que você tem que cativar os clientes de alguma forma.  

Mostre interesse e vista a camisa
Empregado desinteressado é o fim. Mostre-se sempre disposto a aprender e a melhorar. Vestir a camisa da empresa é muito mais do que mostrar serviço, demonstra que você se preocupa com ela, tem apreço e compreende que se ela não crescer, você não cresce também. 


O que acharam do post? Comentem!
Beijos <3


14 comentários:

  1. Dicas perfeitas. Tem que se tomar muito cuidado em um novo emprego e as dicas caem como uma luva! Amei

    www.fashionworldbykaren.com
    Instagram: www.instagram.com/fashionworldbykaren
    Facebook: www.facebook.com/fandbworld

    ResponderExcluir
  2. acredita que hoje foi o primeiro dia do meu primeiro emprego? que sorte ler isso aqui! acho que fui bem, fiz tudo de acordo com suas dicas, amei o post <3

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, aparência e postura é essencial!
    beijinhos, Rê

    www.renatatruchinski.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas Lay, hoje em dia é difícil encontrar funcionários de fato empenhados.
    Com certeza quem seguir suas dicas, vai arrasar!
    Beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, todas elas são muito importantes mesmo! Aparência, infelizmente, conta muito. Em algumas empresas que eu trabalhei as pessoas batiam muito nessa tecla.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  6. Excelentes dicas, postura conta muito mais que tudo =D

    Beijos
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  7. Dicas maravilhosas , adorei , vou passar essas dicas para uma amiga minha que vai começar a trabalhar ela vai adorar rsrs '
    Eu concordo com você em ser simpático no seu local de trabalho , assim você conquista amizades novas né ? Haha Beeeijinhos
    http://alemdapenteadeiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas Lay, próximo ano, talvez eu tenha que trabalhar e eu amei as dicas, vou salvar esse post aqui pra não esquecer!
    Beijoo l http://meniinademoda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, as dicas que eu estava precisando!
    Sério caiu como chuva para mim!
    Perfeito!
    Vou começar a trabalhar e estava desesperada!
    Você me ajudou muitoooooooooo
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oiee
    Adorei seu blog! Uma graça!!
    Estou voltando com o meu blog e convidando para conhecê-lo e curtir a pagina do face se gostar e seguir o blog :D
    Em breve abrirei minha loja online de acessórios gypsy entao se puder curtir a pagina no face para ajudar…
    beijooos Alice Dias
    https://www.facebook.com/blogmyrunningthoughts
    http://my-runningthoughts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Suas dicas foram ótimas.
    Eu sempre fico sem
    dormir quando arranjo um emprego. Passo o dia todo pilhada...
    Nervosa, assustada e super ativa hahaha'

    http://passaro-de-inverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas, muito prestativas! Gostei muito. :)

    coragemescritablogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde
    Vim especialmente deixar um convite
    É hoje o grande sorteio dos 15 produtos de beleza
    da Flores e Vegetais ( ótimos produtos)
    vc ja ta participando?
    Boa sorte
    te espero amore
    volto depois com calma pra ler os posts ok
    desculpe passar rapido assim
    e obrigada por participar
    tenha uma excelente semana
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    /(.”)__☆
    /||\
    _||_
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  14. Acabei de salvar na barra de favoritos
    amei esse post
    parabéns!

    ResponderExcluir