Vantagens e Desvantagens de Morar Sozinha


Morar sozinha. Nunca imaginei isso. Tinha medo, não queria e nem pensava. Mas aconteceu de repente: eu dividia o apê e a minha colega se mudou e eu acabei ficando sozinha. Não totalmente, porque tenho uma tia que mora no mesmo prédio, mas no geral, sou eu e o meu silêncio num apartamento com três quartos. 
 A cidade onde meus pais moram é muito pequena, então no Ensino Médio saí de casa e fui morar em um internato no Paraná. Depois passei pra Jornalismo na UFMS e desde então moro em Campo Grande. Acho que todo mundo já teve vontade ou uma curiosidade pra saber como é. Por isso, resolvi fazer esse post sobre as desvantagens e desvantagens de se morar sozinha, segundo o meu ponto de vista. Confiram: 

Vantagens:


Fazer o barulho que você quiser. Ouvir som alto, cantar, gritar, assistir TV e o seu seriado num volume que você determina. Contanto que não incomode o vizinho, você tem liberdade sonora. Não precisa se trancar no quarto quando tem algo particular pra conversar no telefone, e também não tem que aturar sonoridade dos outros. Se você precisar de silêncio, vai ter silêncio. 

Fazer suas próprias regras. Você decide que horas vai fazer o quê, que horas vai dormir ou acordar, se vai comer na mesa ou no sofá, se vai arrumar agora ou depois...

Poder mudar as coisas de lugar. É o seu cantinho, então você pode deixar ele todinho com a sua cara, sem interferir no gosto de ninguém. 

Privacidade. Ter suas manias, tristezas e alegrias compartilhadas só com quem você quiser, andar sem roupa pela casa e dar seus surtos sem que ninguém veja. 

Sem questionamentos. Você vai voltar pra casa a hora que quiser, comer em casa ou fora, dormir mais tarde quando estiver afim, chegar um pouquinho mais tarde pra faculdade, e ninguém vai te questionar nada. Eu falo sempre com a minha mãe e ela sabe das coisas que eu faço, não tenho nada a esconder. Mas é bem mais tranquilo na hora de dar satisfação. Você toma as decisões, por mais simples que sejam, sem a interferência de outras pessoas. Isso é ótimo quando se tem juízo e a cabeça no lugar. 

Adquirir responsabilidade e maturidade. Entrou no banho e esqueceu a toalha? Não tem ninguém pra você gritar. Você acaba se acostumando com a ausência das pessoas que sempre te deram suporte e começa a pensar com mais responsabilidade, tendo a consciência de que a casa e a sua vida dependem somente de você e das suas atitudes. Então, coisas que antes você nem dava a mínima, começam a ter espaço na sua cabecinha de vento. Você se lembra de fechar as janelas quando começa a chover, lembra que já está na hora de trocar a roupa de cama, de por o lixo pra fora e de se tornar independente. 


Desvantagens:


Solidão. No geral, eu gosto de ficar sozinha. Mas o problema é que meus pais moram longe, meu namorado mora longe e  a minha melhor amiga também. Então eu só fico feliz em casa quando estou fazendo algo que gosto muito ou estou saindo e batendo perna. De noite é a pior hora.Sinto falta de ter alguém simplesmente pra dar boa noite. Mas se você não liga pra isso, pule para o próximo ponto. 

Não poder dividir as responsabilidades com ninguém.  Isso inclui ter que pagar todas as contas e cuidar de tudo sozinha. Eu ainda não sou independente dos meus pais, então eles pagam luz, aluguel e condomínio (ufa!). Acho que é a pior desvantagem. E é justamente por causa dela que acho que não vou mais ficar sozinha por muito tempo, vou achar alguém pra dividir o apê. E tem a parte da limpeza também. É um saco não ter com quem dividir as atividades da casa. Isso é bom olhando pelo lado do amadurecimento, de ter a responsabilidade sozinha, mas toma tempo e, fala sério, ninguém gosta de ficar passando pano no chão sabendo que alguém poderia estar ajudando. 

Quando você estiver doente, não vai ter ninguém pra cuidar de você. Ir comprar um remédio ou pegar um copo d'água. Se você estiver com cólica, vai ter que deixar tudo pra depois ou encarar, mesmo com dor. É super chato, porque não sei vocês, mas quando eu fico doente, fico mais carente, quero atenção, gente cuidando de mim. E morando só, você tem que lidar com tudo sozinha. 

Ter que cozinhar. SE você precisar. Tem um restaurante em frente ao meu prédio que vende marmita por um preço ótimo e a comida é boa (olha que eu sou enjoada, hein), então não preciso botar a mão na massa. Mas pra quem não tem essa facilidade, acredito que pilotar um fogão todo dia não seja algo fácil. 


Ter quem abraçar quando estiver precisando. Eu amo abraçar, dar beijo de boa noite e ficar pertinho de quem eu gosto. Morar sozinha é ruim por isso. É chegar em casa e não ter ninguém pra te dar um sorriso e perguntar como foi o seu dia. Sobra tudo pro telefone! 



E aí, gente? Alguém já morou/mora sozinha e tem alguma coisa a acrescentar nessa lista? Comentem! 

Beijos <3



18 comentários:

  1. OI,lay
    Acho que tudo na vida há vantagens e desvantagens, adorova ficar sozinha, ter meu canto. Mas , agora vejo o quanto é bom vc chegar em casa e ter alguém lhe esperando ou quando vc fica doente, alguém pra lhe dar um chamego e lhe ajudar. Enfim, toda a moeda tem dois lados.
    Beijos,
    Sheyla.

    P.S - Fizemos o layout do blog com a mesma pessoa, do xirixutico, vc sabe por onde ela anda?Ela sumiu, nem existe mais o blog dela. aff

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de morar sozinho, e acho que consigo, o problema são meus pais, que não querem deixar eu ter essa responsabilidade de viver sozinho. Sou muito tranquilo, gosto de ficar sozinho, até porque sou filho único. E acho que consigo morar só!

    Adorei o post ♥

    http://www.depoisdesonhar.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca morei sozinha, eu acho que essa realidade no Brasil é pra poucos. Quem que, com menos de 30 anos, tem dinheiro para se sustentar sozinho? Infelizmente é quase impossível por aqui.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  4. Eu até que gostaria de morar sozinha, mas acho que de noite eu daria uma pirada legal, qualquer barulhinho eu já estaria segurando um terço e rezando hahahaha mas deve ser legal, porque você tem liberdade e pode fazer o que quiser.
    Beijão

    goingto-california.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lay você resumiu muito bem como é morar só e ainda dependendo dos pais. Tô no finalzinho dessa fase (ufa!). Logo, logo passo pra próxima fase, morar só, sem dependência dos pais. E assim superando cada fase que vamos crescendo :D

    Quantas Coisas Cabem Aqui

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis morar sozinha, mas são essas desvantagens que sempre me impediram. Já tenho 20 e sinto que seria legal adquirir essa experiência. Igual você disse, se tornar independente. O problema no momento é que moro em SP e digamos que TUDO é sempre mais caro que em outros lugares, mas quem sabe daqui há alguns meses né?! Alias, adorei o post rs

    www.ataldacandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lay!
    concordo com tudo o que disse.
    Mas prezo muito o meu "estar só"...gosto desses momentos. Então pra mim, o pior mesmo, de tudo que você citou como desvantagem é ter que cozinhar...x.x
    boa sorte nessa nova empreitada!

    :**

    ResponderExcluir
  8. Lavar louça e limpar banheiros... além de lavar roupas... Fora isso, só vejo vantagens hehehe! =*
    http://www.gosteieagora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem acho que eu morando sozinha terei so vantagens pois adoro cozinhar,minha mae e chef de cozinha sou filha de cozinheira famosa pelo tempero , entao pra mim vai ser bom,o unico problema vai ser pra pagar as contas de luz e agua

      Excluir
    2. Tambem acho que eu morando sozinha terei so vantagens pois adoro cozinhar,minha mae e chef de cozinha sou filha de cozinheira famosa pelo tempero , entao pra mim vai ser bom,o unico problema vai ser pra pagar as contas de luz e agua

      Excluir
  9. Sei exatamente oq vc passa... e na maioria das vezes os contras pesam mais q os pros !!!
    Foda chegar em casa a noite e nao ter ninguem pra contar como foi seu dia.... poder dizer boa noite a alguem... isso pra mim eh o pior de se morar sozinho !!!! :(

    ResponderExcluir
  10. Lay no começo pensava em morar com minha mãe até os 30 kk, mais depois logo eu mudei de opinião, quero algo com minha cara, meu cantinho onde eu posso fazer o que quiser e quando quiser como você mesmo citou.
    Mais meu medo é na hora das contas, de não conseguir administrar e depois ter que voltar pra casa da Mãe :((

    bjs

    Blog Não Hesite

    ResponderExcluir
  11. Ué, você mora sozinha? Eu jurava que morava com seus pais hahahaha

    ResponderExcluir
  12. Bom.. eu estou pensando em ir morar com minha ex cunhada mais uma amiga dela.. Esse sempre foi o meu sonho mas ao mesmo tempo eu tenho medo, de não dar certo e eu acabar sentindo muita saudades da minha mãe, pois sou muito apegada! Mais ela está me dando uma força pra ir até porque aonde minha amiga mora tem mas vantagens de emprego essas coisas... !! Mais adorei o post! Ahh.. o bom é que vamos dividir a despesa rs então não vai pesar para ninguém.

    ResponderExcluir
  13. A única desvantagem de morar só, pra mim, é que eu não me alimento direito. Fico dias sem almoçar ou jantar decentemente. Quando sinto falta de alguém é só ligar, porque no meu trabalho os meus colegas são como uma família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom,eu ainda nao moro sozinha mais acredito que esse sonho nao esta muito longe pois pretendo ter minhas proprias responsabilidades e acredito que sera bom pra eu poder crescer mentalmente e intimamente,eu necessito de ter responsabilidade propria

      Excluir
    2. Bom,eu ainda nao moro sozinha mais acredito que esse sonho nao esta muito longe pois pretendo ter minhas proprias responsabilidades e acredito que sera bom pra eu poder crescer mentalmente e intimamente,eu necessito de ter responsabilidade propria

      Excluir
  14. Oi Lay, vc estudou no IAP? Sobre morar sozinha, ADORO... mas no momento estou casada, pois fiquei seis meses morando só até ele se mudar pra cá depois do casamento. Mas é maravilhoso minha solidao, mas eu queria saber se tenho algum problema de personalidade, pq nao vejo e nunca vi nenhuma desvantagem em morar só, adoro!! O problema é que eu moro numa chacara, e no mesmo espaço tem mais outros vizinhos que insistem e fazer amizade, e eu nao quero e nao gosto.. Eu sou legal, converso .. mas qdo se mora tudo muito junto, acabam tirando sua liberdade . Queria morar num apê só por este detalhe.. Acho que ngm iria me incomodar! SE bem que amo animais, e aqui tem de monte, até galinha de estimaçao ja tive... e os gansos? adoro!!!

    ResponderExcluir