Resenha do Livro "Não conte a ninguém" de Harlan Coben


Oi, gente! Pela primeira vez aqui no blog vou fazer resenha de um livro. Queria ter inaugurado essa tag antes, mas passei um tempo sem ler praticamente nada. Certo dia, numa livraria, bateu uma vontade de ler um livro policial. Queria ação, suspense e mistério. Gosto de estórias com quebra-cabeças que se encaixam no final de tudo, mesmo depois de virarem a minha mente do avesso, haha. O moço que me atendeu, indicou os livros do escritor Harlan Coben e me interessei pelo intitulado  "Não conte a ninguém". Confesso que a capa não me chamou muito a atenção, com exceção da frase "Mais de 50 milhões de exemplares vendidos". Comprei e não em arrependo nem um pouco. 

Sinopse: Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.
O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa.
Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Na mira do FBI como principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas para descobrir toda a verdade e provar sua inocência.
Não conte a ninguém foi o livro mais aclamado de 2001, indicado para diversos prêmios, entre eles Edgar, Anthony, Macavity, Nero e Barry. Em 2006 foi adaptado para o cinema numa produção francesa vencedora de quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor. 

Minha avaliação:

Como eu disse, é um romance policial, e dessa categoria se espera suspense, ação, mistério, capítulos envolventes e uma dose de amor. Posso dizer que esse livro me satisfez em todas essas partes. Os primeiros capítulos são mais tranquilos, mas desde o começo o personagem principal, Beck, tem um segredo guardado a sete chaves (que se revela no final e pega os leitores de surpresa) e começa a receber e-mails misteriosos com conteúdo que somente a sua esposa morta poderia saber e dizer. De começo não dá pra saber se ela realmente está morta, mas a estória vai se completando de tal forma, que no decorrer dos capítulos tudo começa a fazer sentindo. Achei interessante como personagens que pareciam ser secundários, se tornam partes essenciais do quebra-cabeça. E como cada um foi capaz de me surpreender com algo diferente. O autor definitivamente caprichou nos detalhes. O legal é que não é no final, por exemplo, que tudo se encaixa de uma vez. O livro tem um ritmo, uma ordem. E vai acelerando em direção desfecho, e chega um momento que fica difícil desgrudar das páginas. Tenho que dizer que ele começa a ficar bom, mesmo, a partir da metade. Claro, assim como tudo na vida que vemos, lemos e ouvimos, precisamos filtrar as coisas boas, o que é de acordo com nossos pensamentos e princípios. Mas foi uma ótima leitura, recomendo! 

Alguém aí já leu esse livro? Comentem!!!
Beijos <3




8 comentários:

  1. Nossa estou com muita vontade de ler *--------------* Eu gosto de livros que envolvam suspenses e talz... A capa tb não me chamou atenção!!

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto desse tipo de livro, gostei da resenha, acho que vc deveria fazer mais posts do tipo!

    beeeijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li Cilada de Harlan Coben e amei! Nunca tinha lido suspense e agora não desgrudo dele!
    Beijos;*
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li, mais parece muito interessante.

    gringaalocal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei sua resenha muito boa, por ser uma primeira postada, e não pecou em nada. Deixou os leitores curiosos para ler e tal, continue assim. Enfim, eu já li o livro há um tempão e ele era o meu preferido do gênero, mas eu caí na besteira de emprestar e nunca me devolveram, hoje em dia nem lembro mais pra quem eu emprestei :/ Não lembro muito bem da história, mas lembro que fiquei fascinada com as peças que se encaixavam e tal... Também adoro livros assim!

    onlyb13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, ótima. Fiquei louca pra ler o livro, nunca li um livro desse gênero, parece ótimo

    MEU CAPRICHO

    Beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!, Deus te abençoe boa noite, amiga a resenha esta ótima
    com certeza o livro é maravilhoso sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  8. Oi Lay, estava doida atrás de algum livro nesse estilo. Ao ler sua resenha, fiquei muito curiosa com a história e acho que vou adicionar o livro na minha wishlist, hahaha.

    Estou adorando seu blog :)
    Quando você vai postar a próxima resenha?

    Beijos,
    Thamara Laila
    www.thamaralaila.com.br

    ResponderExcluir